THE BOOK OF WISDOM

Com as palavras, farei deste lugar um local para meditar sobre os detalhes da vida que passam desapercebidos pelos olhos de muita gente, pois, por muitas vezes, pequeninos que são, não lhes é dado o devido valor. Mas eu lhes digo que a sabedoria de todas as coisas está nos pequenos detalhes.

Friday, April 23, 2010

Matrix

Esse é o diálogo mais espetacular alguma vez visto na história do cinema! Trata - se da conversa entre Neo (Keanu Reeves) e Morpheus (Lawrence Fishburne), que antecede a escolha oferecida entre a pílula vermelha e a azul, feita por Morpheus a Neo. O que é dito nesta conversa é nada mais, nada menos do que o retrato da realidade vivida por bilhões de pessoas desde o momento em que nascem até o momentos de suas mortes. Vamos a ela:



Morpheus: Eu sei exatamente o que você quer dizer. Deixe-me dizer-lhe por que está aqui. O que você sabe, você não pode explicar, mas sente. Você sentiu isso a vida toda... Que há algo errado com o mundo. Não sabe o que é, mas existe, como um espeto na mente, deixando-o louco. Sabe do que estou falando?

Neo: Da Matriz?

Morpheus: Quer saber o que ELA É? A Matriz está em todo lugar. Está ao nosso redor. Mesmo aqui, nesta sala. Você pode vê-la quando olha através da janela, ou quando liga a televisão. Pode senti-la quando vai trabalhar, quando está na igreja, ou quando paga seus impostos. É o mundo que jogaram diante de seus olhos, para deixá-lo cego quanto à verdade.

Neo: Que verdade?

Morpheus: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu na escravidão, numa prisão que você não pode cheirar, provar nem tocar. Uma prisão para a mente. Não se pode dizer a ninguém o que é a Matriz. Você tem de vê-la por si mesmo.





Agora, eu explico: O que tem de mais nessa cena? Ora, na minha opinião, isso é um recado direto para todos nós, seres humanos, nos alertando sobre a nossa condição de escravos de um sistema composto de diversos integrantes com o propósito de manter nossas mentes ocupadas o suficiente para nos mantermos dóceis enquanto somos todos dominados. É um recado direto!
Desde que nascemos, somos condicionados a sermos empregados, e não empregadores (Filho, o que você vai ser quando crescer? engenheiro? médico? advogado?), a termos alguma religião que geralmente aceita pacificamente os mandos e desmandos dos poderosos, a aceitarmos leis e normas que cerceiam cada vez mais a nossa liberdade, a tomarmos como verdade absoluta tudo que é televisionado e escrito sem questionamentos. Tudo isso se constitui numa forma perfeita de controle da população, arquitetada pelas mega empresas, pelos governos, pelos bílionários, pelas religiões influentes, pela grande mídia...
Enfim, todas as entidades em que costumamos confiar cegamente, numa inocência embasbacadora, contribuem para o mal de bilhões de semelhantes. E simplesmente atuam por baixo dos panos, sem sequer vermos suas ações de forma direta, sem podermos ouvi - los. Tudo o que podemos sentir é que há algo de muito errado com o mundo, e não é simples coincidência. Não é tudo ao acaso. Os programadores da nossa "Matrix" são muito atuantes, e são responsáveis por quase todo o mal existente na Terra, direta ou indiretamente.
E tudo isso para que você simplesmente VIVA. Siga a sua vida sem pensar, sem questionar nada, sem se opor a nada, acreditando em meras coincidências. Uma prisão para a mente, uma armadilha onde você pensa que tudo é maravilhoso, mas na verdade uma pequena minoria escraviza toda a humanidade sem que você perceba. Não, não é o filme, é vida real mesmo! Muito incrível para a sua mente? Talvez você tenha optado pela pílula azul então...

1 Comments:

Blogger Célio Roberto Pereira said...

Livro VII da República de Platão, trecho conhecido como Alegoria da Caverna, bem mais explícito que Matrix e muito mais antigo, porém, o filme como recurso pedagógico serve também.

12:27 PM  

Post a Comment

<< Home