THE BOOK OF WISDOM

Com as palavras, farei deste lugar um local para meditar sobre os detalhes da vida que passam desapercebidos pelos olhos de muita gente, pois, por muitas vezes, pequeninos que são, não lhes é dado o devido valor. Mas eu lhes digo que a sabedoria de todas as coisas está nos pequenos detalhes.

Tuesday, November 03, 2009

Minha Viagem ao Piauí




Não, não, fiquem tranquilos, nunca fui para aquele simpático estado, nem tampouco para o Nordeste com sua gente sofrida e aguerrida, embora, se possível, um dia vou querer conhecer sim. Viajar e sempre muito bom.
O título do texto é figurativo e é uma expressão inventada por um grande amigo meu, o João Gilberto. Ele a usa para denotar isolamento do mundo, estar em algum lugar inacessível. Na ocasião, João usou a tal expressão para dizer que ficaria afastado de tudo e de todos porque precisava passar no Vestibular de qualquer maneira(maldito sistema que me custou cinco anos de estudos...).
Enfim, ele precisava se afastar de amigos e das noitadas para conseguir o que ele queria. É um sacríficio que hoje em dia poucos possuem a capacidade de executar. Afinal, vivemos na época do "Carpe Diem" ao extremo(viva o momento, curta a vida agora, etc). No entanto, João "viajou para o Piauí" e conseguiu o que ele queria na época(fiquei bem feliz por ele).
A exemplo do meu amigo, a uns dois, três anos atrás, "viajei para o Piauí" e por lá fiquei. A diferença é que no Piauí João esperava encontrar uma vaga na universidade, e eu, uma vaga no serviço público.
Mas aonde que eu quero chegar com essa volta toda? É o seguinte: Ao contrário de alguns amigos, que amadureceram mais rápido essa idéia de isolamento do mundo e das pessoas, eu demorei muito para chegar lá(amadurecer esse lado meu). Tanto é verdade que eu demorei cinco anos nos vestibulares da vida e DEZ anos nos concursos públicos da vida! A explicação disso é que sempre supervalorizei meus amigos, sempre fui bastante apegado a eles mesmo, sempre preferi estar perto deles em primeiro lugar a investir tempo em mim... Sempre considerei a família que eu escolhi a dedo. Me separar deles era algo doloroso para mim, e sempre queria estar por perto. Por isso, fazia provas e provas e não me empenhava para passar em nenhuma delas. A verdade é que eu só estava prolongando algo que eu deveria fazer mais cedo ou mais tarde...
Enfim, já estava namorando há anos e vivendo de mesada do meu pai(o que era vergonhoso) e senti que o momento de conseguir uma ocupação era aquele. Então minha viagem para o Piauí começou nesse momento. Antes de passar no concurso de Auxiliar de Controle de Endemias da Prefeitura do Rio, arrumei um estágio e prossegui no meu caminho. Meu tempo foi indo embora junto com as obrigações que eu deveria cumprir. Durante o estágio, me matei de estudar até conseguir passar em um concurso (menos tempo disponível ainda). Depois do estágio, me tornei servidor público e meu tempo para os amigos diminuiu mais ainda. E ainda tem a faculdade. E a namorada. E o tempo para estudar para passar em outro concurso público.
Meu amigo João aparenta ter "voltado do Piauí" faz um bom tempo. Toda vez que o vejo ele está bem tranquilo e sorridente, junto aos nossos velhos parceiros de sempre. Bom, e eu?
Enfim, estou no Nordeste há muito tempo(figurativamente falando) e volta e meia envio carta para meus amigos, ou viajo de volta e fico com eles por um pouquinho de tempo. Mas vou te dizer, esse pouquinho de tempo sempre está entre os melhores momentos da minha vida. Será pela eterna saudade que sinto do tempo que eu estava com eles sempre?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home