THE BOOK OF WISDOM

Com as palavras, farei deste lugar um local para meditar sobre os detalhes da vida que passam desapercebidos pelos olhos de muita gente, pois, por muitas vezes, pequeninos que são, não lhes é dado o devido valor. Mas eu lhes digo que a sabedoria de todas as coisas está nos pequenos detalhes.

Tuesday, August 08, 2006

Será Que Realmente Vale a Pena?

Essa pergunta é direcionada para os ousados, para os que buscam objetivos grandes, para os que não tem medo do sofrimento para alcançar o que lhes apetece o coração... Será que realmente vale a pena? Será que querer da vida as coisas que realmente são mui preciosas aos nossos olhos sempre vale a pena? Essa pergunta invade a minha mente a todo momento. Logo eu, tão acostumado a viver com o pouco ou com o nada, descobri que, se vivermos por querer alcançar objetivos medíocres na vida, não vale a pena viver desse jeito.
Antigamente, me iludia por achar que as coisas pequenas dariam - me alento à alma, que bastava para ser feliz objetivos simples... Mas esse tipo de pensamento ilusório só ocupou minha mente por que o meu passado teimava em me empurrar a impressão de que na minha vida eu não teria cacife suficiente para alcançar o que realmente importava, pois sempre que tentava fazer isso, era esmagado como uma barata, sem chances de reação. Fui me contentando com o pouco em minha vida, pois, para mim, eu era pouco também, e merecia o pouco.
Conquistar coisas pequenas é bem confortável e simples, com poucos riscos. E, por isso mesmo, pouco valorizado. Mas conquistar coisas grandes é um processo complicado e doloroso, com muitos riscos. Porém, se alcançamos sucesso, compensa à vida toda. Por isso mesmo, escolher entre as duas coisas, mesmo que pareça tão óbvio, não é fácil. É o mesmo que escolher entre a segurança e o sofrimento, respectivamente.
Os grandes objetivos possuem características bem notórias. São motivos que o tornam tão cobiçados... Como, por exemplo, serem muito desejados pelas pessoas, dar felicidade para aqueles que os conquistam, consomem a alma das pessoas que tentam os conquistar no processo, ocupam a mente das pessoas que os desejam, etc. Podem ser coisas variadas, como um grande amor, um grande sucesso financeiro, sucesso na sociedade, muitas coisas.
Por isso mesmo, é necessário se perguntar se realmente vale a pena sofrer por algo que é incerto. Por algo que é tão cobiçado pelas outras pessoas. Por algo que encanta facilmente. Que cativa. Realmente estamos nessa vida para corrermos riscos, viver intensamente mesmo. Até mesmo porque amanhã ou depois morreremos e nada restará, apenas o arrependimento daquilo que não foi feito no passado. Até mesmo eu, sujeito tão acostumado a não ter nada nem ninguém que realmente é precioso aos meus olhos, estou resignado a me juntar aos "pescadores de ilusões" dessa vida. Por isso tomo as palavras do cantor Falcão como as minhas...



Pescador de Ilusões

O Rappa

"Se meus joelhos não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé
Se por alguns segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol
Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso, que curioso
O mar escuro trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos

Valeu a pena, eh eh
Valeu a pena, eh eh
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões

Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home